Saiba como a ITO pode revolucionar a sua empresa!
As empresas brasileiras estão cada vez mais inseridas na era digital, e uma das áreas que mais tem se destacado nessa transformação é aquela que utiliza os recursos de tecnologia para processar informações. Ou seja, a Tecnologia da Informação (TI).
De acordo com o relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2022 as instituições brasileiras destinaram 9% do seu faturamento em investimentos de TI. Em outro relatório, a Brasscom afirma que a procura por profissionais de tecnologia da informação será de 420 mil pessoas até 2024.
O Brasil forma cerca de 46 mil por ano, mostrando que a terceirização pode ser uma estratégia para suprir essa falta. Nesse artigo você vai conhecer o que trata a estratégia da Terceirização de Tecnologia da Informação (ITO), e como ela pode impulsionar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a capacidade de resposta das empresas.
Tenha uma ótima leitura!
O que é a Terceirização de Tecnologia da Informação (ITO)
A Terceirização de Tecnologia da Informação (ITO) é uma estratégia corporativa que consiste em transmitir a responsabilidade da gestão de TI para uma empresa especializada.
Portanto, na Terceirização de Tecnologia da Informação é o parceiro de ITO que fica encarregado de, por exemplo, fazer a manutenção de sistemas, desenvolver software e aplicativos, gerenciar a infraestrutura, garantir a segurança cibernética, entre outros.
Como a ITO funciona na prática
A ITO funciona a partir da parceria entre a empresa contratante e a empresa prestadora de serviços de Tecnologia da Informação. Essa cooperação tem início quando a empresa contratante reconhece as suas necessidades de TI, e passa a selecionar um fornecedor de ITO competente.
Durante essa seleção, é fundamental que a empresa contratante verifique se o prestador de serviços está alinhado aos seus objetivos de negócio. Não só isso, certifique que a elaboração do contrato siga a especificação do SLA (Service Level Agreement, em português, Acordo de Nível de Serviço).
Assim que a parceria é firmada, a empresa contratante transfere a gestão de toda sua infraestrutura de TI e operações para o fornecedor de ITO. Isso pode incluir a transferência de pessoal de TI, ativos de hardware e software e também a responsabilidade pela manutenção e operação desses recursos.
A empresa contratante vai continuar exercendo o controle estratégico sobre suas operações de TI, enquanto o fornecedor de ITO fornece o know how técnico necessário para executar essas operações.
Temos como exemplo a terceirização de um gerenciamento de cloud. Muitas vezes as empresas não dispõem de uma equipe técnica para gerenciar a nuvem, então os prestadores de serviços de ITO, que têm expertise nos serviços de TI, podem assumir a responsabilidade.
Quais são benefícios que a ITO pode trazer para a otimização de processos
Quando as empresas decidem terceirizar as tarefas de TI, elas passam a ter mais tempo e disponibilidade para focar nas atividades estratégicas do seu negócio. Além disso, conseguem obter outros benefícios, como:
Aumento da eficiência operacional
Um dos principais benefícios que a Terceirização de Tecnologia da Informação proporciona para sua empresa é o aumento da eficiência operacional.
Ao contar com prestadores de serviço qualificados, as empresas podem utilizar o conhecimento técnico desses profissionais para garantir que suas operações de TI sejam executadas de maneira eficiente. Isso vai resultar em menos interrupções das atividades e sistemas.
Maior controle de custos
Quando terceirizam as tarefas de TI para um fornecedor externo, as empresas não precisam mais investir em infraestrutura interna e pessoal. Isso pode ajudar na redução dos custos operacionais e ainda assim melhorar a eficiência.
Além disso, os fornecedores de ITO geralmente oferecem serviços em que os gestores podem escolher apenas os recursos necessários para determinadas atividades.
Flexibilidade para se adaptar às mudanças
Em um ambiente corporativo, que vive em constantes transformações, a flexibilidade de ITO pode ser um diferencial interessante. Afinal, as empresas podem ajustar seus serviços de acordo com suas demandas, seja implementando novos recursos ou então interrompendo determinados serviços.
Foco na estratégia
Ao terceirizar tarefas de TI para uma equipe de especialistas, a infraestrutura tecnológica e as equipes ficam disponíveis para executar outras atividades essenciais ao núcleo de negócios. Com isso, a empresa pode impulsionar a inovação, melhorar o atendimento ao cliente ou até mesmo desenvolver novos produtos.
Tempo de resposta mais rápido
Nos dias atuais, o tempo é algo realmente importante. Um dos benefícios da Terceirização de Tecnologia da Informação está relacionado ao tempo de resposta mais rápido para problemas de TI.
Os bons parceiros de ITO oferecem suporte 24 horas, todos os dias da semana. Isso garante que qualquer problema seja abordado imediatamente, reduzindo o período de inatividade e mantendo as operações comerciais ininterruptas.
A Terceirização de Tecnologia da Informação pode ser aplicada nos mais variados setores. Temos como exemplo, indústrias, transportadoras ou até mesmo startups que buscam parceiros de ITO que, além de oferecer suporte ininterrupto de TI, podem contribuir para o desenvolvimento de software.
Empresas que querem se manter atualizadas com as últimas tecnologias, obter tempo e disponibilidade para atuar de forma estratégica e transformar seus processos empresariais precisam contar com um parceiro de ITO confiável.
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