Melhore a performance em nuvem para reduzir custos com cloud!
Entenda como melhorar a performance para reduzir custos com cloud.
A nuvem é uma tecnologia que tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sendo cada vez mais adotada por empresas de todos os portes. No entanto, uma das principais preocupações dos gestores é com os gastos que essa tecnologia pode gerar. Por isso, é importante melhorar a performance para reduzir custos com cloud.
Para ilustrar essa afirmação, os dados de uma pesquisa realizada pelo Gartner mostra que os gastos com infraestrutura em nuvem atingiram a marca de US$ 490,3 bilhões em 2022, com previsão de que esse número chegue a US$ 591,8 bilhões até 2023.
Essa previsão reflete a realidade de muitas empresas, que estão gastando muito com os recursos em cloud, mas que não podem deixar essa tecnologia de lado, sob o risco de ter as operações afetadas.
A solução é buscar alternativas para reduzir esses custos. Veja como.
Por que os custos com nuvem são tão altos?
Existem algumas razões principais pelas quais os custos de nuvem podem ser elevados.
Pouca visibilidade
Uma das principais razões para custos de nuvem mais altos é a falta de visibilidade. Muitas vezes, os gestores de TI não têm uma visão clara do que está sendo usado em suas nuvens, o que pode levar ao uso excessivo e desnecessário de recursos.
Uso de recursos desnecessários
Outro problema comum é o uso de recursos desnecessários, como máquinas virtuais ou armazenamento, que não estão sendo usados ou são subutilizados. Isso pode acontecer quando os recursos são provisionados em excesso.
Em alguns casos, os serviços podem ser cancelados, mas os profissionais de TI esquecem de remover o armazenamento, pagando assim por recursos que não estão sendo utilizados.
Limitação da capacidade de infraestrutura em nuvem
A capacidade de infraestrutura em nuvem também pode ser limitada, o que pode levar a custos mais altos. Se uma empresa não tiver recursos suficientes para suportar a demanda, ela pode precisar provisionar mais recursos do que o necessário, o que aumenta os custos.
Isso também pode ocorrer pelo grande volume de backup dos dados, ocupando muito espaço em máquinas virtuais adicionais e aumentando o custo da guarda das informações na nuvem.
Como melhorar a performance na nuvem e reduzir os custos?
A redução de custos ocorre como consequência da melhora da performance da nuvem. Para isso, algumas providências podem ser tomadas.
Entenda a situação atual do ambiente em nuvem
O primeiro passo para melhorar a performance na nuvem é entender a situação atual do ambiente. Isso inclui saber quais recursos estão sendo usados, como estão sendo usados e quais são os custos associados a cada recurso.
Um heat map, ou mapa de calor, é uma ótima ferramenta para isso, identificando os picos e quedas nas demandas de computação e permitindo um planejamento para que determinados serviços possam ser desligados durante períodos em que não forem necessários.
Tenha ampla visibilidade da cloud
Uma vez que a empresa tenha uma compreensão clara do ambiente em nuvem, é importante ter maior visibilidade da cloud. Isso pode ser feito usando ferramentas de gerenciamento, que permitem que os gestores monitorem o uso de recursos e identifiquem oportunidades para otimizar a infraestrutura em nuvem.
Existem ferramentas no mercado capazes de monitorar o uso, prever os custos e otimizar os gastos em cloud, com a ajuda de Machine Learning. Um sistema mais avançado permite a definição de limites de gastos, enviando avisos quando esse teto for alcançado, facilitando assim uma readequação.
Faça o gerenciamento eficaz do ecossistema na nuvem
Uma gestão eficaz do ecossistema na nuvem pode ter grande impacto na performance dessa ferramenta. Isso significa monitorar o uso de recursos e garantir que eles estejam sendo usados de forma eficiente, com custos sendo otimizados.
Para isso, vale apostar no escalonamento automático. Essa ferramenta monitora suas aplicações e ajusta a capacidade do servidor para manter um desempenho constante com o menor custo possível.
Essa aplicação também economiza tempo e mão de obra, eliminando a necessidade de responder a picos de tráfego em tempo real. Em vez disso, ela ativa automaticamente os recursos e instâncias necessários, alterando o número de servidores ativos.
Saiba quais recursos devem ser melhorados e quais são mais importantes para a empresa
Entendendo quais recursos estão, de fato, sendo utilizados na nuvem, é possível identificar quais são os mais importantes para a empresa e quais devem ser melhorados. Por exemplo, se uma empresa está usando muita capacidade de armazenamento, pode ser necessário otimizar essa guarda para reduzir os custos.
Também é importante monitorar a nuvem para identificar gargalos de desempenho e verificar contas de provedores para checar se há cobrança por serviços que não estão sendo utilizados.
Não dependa exclusivamente de uma única nuvem
Depender exclusivamente de uma única nuvem pode ser arriscado, especialmente quando se trata de redução de gastos. É importante que as companhias avaliem opções multicloud em vez de uma única nuvem.
Esse cuidado ajuda a evitar a dependência de um único fornecedor e a aumentar o tempo de atividade e a disponibilidade, além de permitir que seja avaliado qual serviço oferece o melhor custo-benefício.
Ao seguir essas práticas recomendadas, as empresas podem melhorar a performance em nuvem para reduzir custos e aproveitar ao máximo essa tecnologia incrível. Afinal, com uma infraestrutura bem gerenciada, as corporações podem ter a tranquilidade de que estão aproveitando todos os benefícios da nuvem, sem ter que pagar um preço alto demais por isso.
Deixe um comentário